terça-feira, 14 de julho de 2009

Condenado Por Ser Jovem

Uma grande sorte em minha vida foi ter atingido os 18 anos antes dessa febre de perseguição aos adolescentes. Quando estava nessa fase da vida, tinha a oportunidade de reunir com meus amigos em festas e bailes em que a maioria deles curtiam e dançavam com alegria e responsabilidade. Devido a uma minoria de jovens irresponsáveis e tumultuadores, pessoas de maior idade mental e, principalmente, maior poder de decisão encontraram argumentos para atitudes que simplesmente impedem que essa maravilhosa fase da vida seja apreciada e vivida.

A moda do "toque de recolher" imposto por várias cidades brasileiras é apenas mais um absurdo exemplo, inspirado em épocas de guerra ou ditadura. Antes dessa, lançou-se a de "envelhecer" eventos como o carnaval . Na época em que nossos atuais políticos e juízes eram jovens, o sucesso eram as Marchinhas e, nessa época, eles tinham o direito de dançar essas músicas. Porém alguns anos mais tarde a moda passou, mas os "poderosos" insistem em querer impor seus gostos juvenis a todos. Em algumas cidades se proibiu o funk e em outras até o axé. Em bailes, adolescentes não podem entrar.

Para onde, então, vão-se as energias intensas dos jovens. As festas de aniversário se transformaram praticamente na única oportunidade, além da escola (que não pode se incluir na lista de diversões) de pessoas com menos de 18 anos encontrarem com os amigos e se divertirem. Pensa-se, pois, na comodidade de adultos em não ouvir barulho e nem ter que se preocupar com jovens na rua, mas inexistem iniciativas que propiciem lazer aos jovens. Quadras esportivas são escassas, matinês em salões de dança não são mais promovidas e nos finais de semana poucas ações culturais são realizadas.

O problema se agrava quando ninguém "da turma" está fazendo aniversário. A energia dos jovens se concentram em ir para ruas escuras beber álcool e usar drogas, fazer festinhas escondidas em casas vazias ou cair em libertinagem sexual. Esses são apenas alguns exemplos de ações possíveis de serem feitas por adolescentes, diante de tantas proibições cômicas. Portanto, é preferível que se permita a entrada em casas de shows, pois como quase tudo está sendo proibido, qualquer atividade terá que ser ilicita. Quanto ao toque de recolher, ainda tem mais um detalhe. O transporte público, principalmente à noite, é muito demorado. Como adolescentes que estudam à noite ficarão, nessa história?

É preciso que se reveja essas questões com bom senso, pois não se pode relembrar os tempos da ditadura e simplesmente se proibir tudo. Para uma boa formação do indivíduo, além da educação, o lazer é fundamental, mas não é o lazer dos anos 60 e 70 e sim o que irá proporcionar realmente alegria saudável e verdadeira ao adolescente. Com esse panorama, corre-se o risco de a "Geração 2000-10" ter como forma de lazer apenas o MSN, Orkut, Twitter e You Tube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário