quarta-feira, 8 de julho de 2009

Loucos Pela Arte

Manicômicos fazem sucesso em São João del-Rei

O grupo cultural ManiCômicos, que está em cena desde 1998, apresentou, na última quinta-feira (7), a peça "Rosa-Flôr", em seu próprio espaço cultural e conquistou aplausos do público. O espetáculo estreiou em 2007 e aborda um pouco do universo feminino, com base em pesquisas e leituras de Guimarães Rosa, Ruth Rocha e Clarisse Lispector.
Formado em São Paulo, o grupo teatral chegou a se apresentar para 300.000 paulistas de diversas comunidades. Em 2003, atraídos pelos festivais de Inverno mineiros, decidiram se mudar para o estado. A cidade escolhida foi São João del-Rei, o que estimulou os ManiCômicos a buscassem a "mineiridade para seus espetáculos". Nessa busca, "Rosa-Flôr" foi a primeira obra desenvolvida em Minas.

Segundo o ator e diretor da peça, Juliano Pereira, o grupo procura estabelecer um "diálogo com o mundo em que está vivendo" e está em "uma eterna busca pelo aperfeiçoamento técnico e estético, tentando não repetir fórmulas, mas descobrir a cada novo espetáculo, um caminho que leve mais fundo na compreensão do teatro e da relação que ele estabelece com a platéia."
Além de Pereira, a peça conta com os atores Jean, Orlando, Cíntia e Marilaine. O número reduzido de atores, por razões de economia, faz com que cada um interprete vários personagens em um mesmo espetáculo, no entanto, essa limitação do grupo tornou a peça ainda mais divertida.

Os ManiCômicos também realizam atividades educativas, culturais e pedagógicas que levam o teatro e a arte para comunidades e escolas. Um deles é o projeto "Arte por toda parte" que tem o objetivo de tornar a arte mais presente na vida das pessoas. Através desse projeto, são realizados espetáculos e oficinas teatrais em várias comunidades da cidade e região, cursos profissionalizantes de preparação para atores (com certificado do Sated), publicação trimestral da revista cultural do grupo e a realização de um festival anual no palco do teatro Municipal.

Os recursos para as atividades do grupo são obtidos através da venda de ingressos a preços populares e da lei de incentivo à cultura. Com eles , também é mantido o Espaço Cultural ManiCômicos, que além de ser o palco das apresentações do próprio grupo, está disponível à outras pessoas e grupos que promovem atividades culturais. O espaço é amplo e conta com boa infra-estrutura.

Também é desenvolvido o projeto "Dom de Minas" que se compromete a contar a história da cidade por onde passa e fazer o público perceber e conhecer um pouco mais da tradição e dos costumes da sua terra. Ele acontece em São João del-Rei, São Tiago, Lagoa Dourada, Resende Costa, Barroso, Coronel Xavier Chaves, Nazareno e Madre de Deus. Nessas cidades foram realizadas pesquisas culturais e levantamentos da história, origens, curiosidades, costumes e personagens típicos. Em seguida, realizou-se uma oficina com 25 jovens em cada cidade.

Os integrantes do grupo, que participam do Inverno cultural da UFSJ desde 2004, vivem da arte, adoram o que fazem e consideram o teatro um importante instrumento de promoção humana. O Espaço Cultural ManiCômicos fica na rua Industrial Paulo Agostine, 55, Matozinhos, São João del-Rei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário