sexta-feira, 10 de julho de 2009

Melhorar a educação, compromisso do Brasil

Eu fico muito triste quando vejo as pessoas falando errado, mas não os errinhos "normais" que até um universitário comete. Mas o que me deixa triste não é, de forma alguma, os erros em si, mas saber que tais desvios lexicais são apenas um símbolo do descaso histórico com a educação. Tradicionalmente, os barões do Brasil acreditam que o nosso povo "não precisa de educação, precisa apenas saber carregar peso". A educação em nosso país é vergonhosa em vários aspectos. Começando por alguns professores despreparados, desestimulados e acomodados.

Outra questão é a mídia. Na "Malhação", por exemplo, o carinha que estuda é o "careta, bobão, feioso", enquanto quem "pega geral" pouco se importa com os cadernos. Vá, jovens brasileiro, cair nessa história. Os filhos de quem produz esse programa estão nas melhores escolas... Os alunos também, sem o hábito de estudar, sem estímulo de ninguém, sem exemplo da família e forçados a entrarem no mercado de trabalho cedo, pouco valorizam os livros. Até com as mudanças implementadas pelos atuais governantes, a cultura do "não-estudo" impera, ainda.

Por falar em governo, minha geração vive um momento interessante, já que passamos do total descaso para com a educaçao por FHC e Itamar Franco, para o governo Lula e Aécio que, finalmente, investiram um pouco em educação. Espera-se que os investimentos não sejam cortados nas próximas administrações, pois tem-se ainda muito o que fazer. Só não consigo, porém, apesar dos atuais investimentos, ficar feliz ao ver pessoas de altíssima inteligência ganhando salário mínimo por não terem tido a oportunidade de estudar, e ainda, pessoas que não sabem ler nem escrever funcionalmente em pleno século XXI.

De fato, não tenho esperanças em ver uma mulher de 40 anos que não estudou e tem 6 filhos, em uma banco de universidade, mas espero que os investimentos na área não cessem, pois o futuro do Brasil depende disso. Além disso, a educação é uma forte arma na luta contra o desemprego e o crime, já que um empresário não contrata pessoas sem estudo e, para sobreviver, esta acaba entrando no crime. Portanto, a educação merece atenção de toda a sociedade, pois, se o nível cultural e intelectual do país melhorar, a vida de todas as pessoas também melhorá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário