segunda-feira, 22 de agosto de 2011

O Custo da Coragem

O filme “O Custo da Coragem”, dirigido por Joel Schumacher e produzido em 2003, mostra a história da jornalista irlandesa Veronica Guerin (Cate Blanchett), que em 1996 foi assassinada, após dois anos de denúncias que ela fez no jornal “Sunday Independent” sobre os poderosos traficantes de heroína em seu país. O grande dilema apresentado na película e que está constantemente presente na vida de jornalistas é como fazer a diferença, melhorar a vida das pessoas, denunciar o que está errado sem, por outro lado, correr riscos de vida e, em casos menos graves, ser banido do mercado?

O cenário é a capital Irlandesa, Dublin, uma verdadeira zona de guerra, onde cerca de 15.000 jovens eram viciados em heroína, número que conferia um imenso poder às gangues e barões do tráfico. Com a vontade de mudar essa realidade e também de conseguir uma grande matéria para seu jornal, a jornalista decidiu ir aos guetos, becos e bares irlandeses, além das casas dos comandantes do tráfico, investigar o que estava por trás do problema. Tais atitudes são praticamente impensáveis à maioria dos jornalistas.

O filme apresenta uma Guerin ousada, corajosa e decidida, que se aproxima dos bandidos para conseguir as informações e, após algumas delas serem erradas, descobre John Gilligan, o chefe do tráfico. Em uma atitude arriscada, ela vai sozinha até a mansão do bandido, onde é espancada e ameaçada. Além disso, sofre ameaças, assim como sua família, e até um tiro na perna . Isso não a intimidou e a fez ir até as últimas consequências em suas investigações. Chama a atenção o fato de ela, pelo menos no filme, não negar em momento algum, durante suas entrevistas, que era jornalista e fazia uma matéria sobre as drogas.

Segundo o filme, o trabalho da jornalista e seu assassinato em 26 de junho de 1996, causou uma grande comoção nacional, o que fez o governo endurecer as leis anti-tráfico e prender 150 envolvidos, o que, por consequência, reduziu em 50% (segundo o site Wikipédia) os crimes no ano seguinte.

Aqui no Brasil, temos o exemplo de Tim Lopes, cuja história assemelha-se ao ser morto por traficantes cariocas. Em São João Del-Rei, o apresentador do “Jornal das Dez”, da Rádio São João, afirma já ter recebido ameaças de pessoas envolvidas com o mundo das drogas, após transmitir notícias sobre eles.

Veronica Guerin ousou e enfrentou de frente poderosos traficantes e, por esse trabalho de combate à droga heroína, acabou se tornando uma grande heroína para a Irlanda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário