segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Plano diretor orienta crescimento do CTAN

Para o Campus Tancredo Neves - CTAN - crescer de forma planejada e eficiente, a UFSJ segue um plano diretor, elaborado em 2007, cujas diretrizes orientam as expansões para os próximos 10 anos, com base nas necessidades da instituição, de seus servidores, professores e alunos. São previstos alojamento, restaurante universitário, área de convivência e vários prédios modulares para os cursos. No final desse processo, 8000 pessoas circularão diariamente no Campus, por isso a área construída passa de 36500 m² para cerca de 66000 m².

De acordo com o Planto Diretor, 900 vagas de estacionamento, inclusive para 18 ônibus, ficam disponíveis. O complexo do curso de educação física terá, até 2010, um ginásio, inclusive com estrutura para eventos, e duas quadras poliesportivas. Além disso, a arquibancada do campo de futebol ganha uma cobertura. Acontece, ainda neste ano, a inauguração da nova biblioteca de 2000 m2, com anfiteatro para 160 pessoas, o que libera o espaço da atual para a instalação de uma nova cantina. No ano que vem será construído o Restaurante Universitário com capacidade para 2500 refeições diárias. Próximo ao R.U., existirá o Centro de Convivência multifuncional, que abrigará o xerox, centros acadêmicos, livraria, praça de alimentação, área de shows, dentre outros. A partir de 2011, um alojamento, na área alta do campus, atenderá 200 alunos, sendo que o projeto estrutural possibilita uma expansão desse número.

O CTAN terá também um Anfiteatro para 500 pessoas cujo palco, arrojadamente, atenderá também a um teatro de arena para um público de 1500 pessoas. Ainda em 2009, fica pronto o prédio para os cursos de Zootecnia e Ciências da Computação. O dos cursos de Teatro, Jornalismo, Artes Aplicadas e Arquitetura, que já tem um dos seus três módulos prontos, estará concluído em agosto de 2010 e terá uma área total de (2400 m2). Para Artes Aplicadas, também será construído um Galpão Oficina de 500m2, e para Zootecnia, um Biotério de 700m2. Vale lembrar que foi inaugurado recentemente o prédio para o curso de música de 1500m2, com recursos acústicos adequados ao curso. Todas as construções são feitas de forma que mantém a climatização agradável, garante a acessibilidade para deficientes físicos e economiza água e energia elétrica.

Segundo o prefeito de Campus, Fábio Chaves, o P.D. toma cuidado com o meio ambiente, preservando a lagoa e as áreas de reserva. Ele disse ainda, que haverá a circulação de ônibus dentro do Campus e que em breve o DNIT irá construir um trevo na sua entrada, para garantir mais segurança aos usuários. Quanto à execução das construções, ressaltou que o Setor de Obras da UFSJ coordena, fiscaliza, acompanha e dá suporte às quatro construtoras responsáveis e a seus 230 operários que trabalham em tempo integral. Já a Pro-reitora de Planejamento, Neyla Lourdes Bello, informou, que em breve os outros Campi também terão um plano diretor, como o Santo Antônio, para se definir onde ficará o novo prédio para Engenharias, e o Dom Bosco, para melhorar o acesso ao DCNAT. Otimista, ela afirma que “a UFSJ passa por um momento único de crescimento e daqui a 10 anos, quando a expansão estiver consolidada, a universidade vai fluir muito bem”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário