sexta-feira, 18 de maio de 2012


Jovens de São Tiago promovem Cristoteca
Para um grupo de jovens da cidade de São Tiago (MG), ser cristão não é apenas participar de missas. Para provar isso a outros jovens, eles promovem, no próximo sábado, 17, uma cristoteca.
O evento é uma espécie de discoteca, que vem se consolidando como uma alternativa de lazer na “balada”, diferente da maioria das festas que acontecem.
Apesar de ocorrer à noite e em espaços onde também ocorrem festas não-religiosas, existem duas diferenças básicas, que são a ausência de bebidas alcoólicas e a execução unicamente de músicas católicas remixadas.
O local escolhido para o evento é a Sede Social Santiaguense, e o início está programado para 21h. Para entrar, basta o jovem doar um quilo de alimento não perecível.
Segundo um dos organizadores, Bruno Paranhos, a cristoteca visa “mostrar aos jovens que é possível se divertir, ao mesmo tempo em que se louva a Deus. Assim, os jovens se afastam do pecado”.
Para o público se animar no evento, está confirmada a presença do DJ e produtor musical conhecido como DJ Willian. Ele tem grande experiência na realização de eventos similares, atuando em eventos do gênero em todo o Brasil.
Em seu playlist estão inclusos alguns dos mais famosos artistas católicos, como os padres Marcelo Rossi e Fábio de Melo, Dunga, Eros Biondini, Beatrix, Rosa de Saron e muitos outros.
Na festa, também acontecerá o lançamento do CD Summer, a balada católica volume 2, produzido pelo DJ Willian. O disco inclui algumas das músicas que prometem agitar os jovens presentes.
O evento está sendo promovido pela Pastoral da Juventude e pelo EJC, o Encontro de Jovens com Cristo, da Diocese de Oliveira e da Paróquia de São Tiago Maior e Santana.

A Cristoteca
A cristoteca é uma “balada” realizada para jovens Católicos que tenta, através da arte da dança e da música, atraí-los para a prática da Fé Católica.
 Segundo os católicos, é um espaço alternativo onde os jovens podem se encontrar para uma diversão saudável, bonita e com alegria “santa” e cristã.
Idealizada pelo padre brasileiro João Henrique e pela Comunidade Aliança de Misericórdia, de São Paulo, SP, a Cristoteca é um instrumento de evangelização que surgiu após a viagem do padre à Itália.
Lá, ele percebeu que uma boa parte dos jovens que se perdem nas drogas, no alcoolismo e na prostituição, tem o primeiro contato com esses “pecados” em baladas e discotecas.
Neste espaço os jovens têm um ambiente que é uma verdadeira danceteria, mas não se oferece bebida alcoólica, nem nenhum tipo de drogas lícitas ou ilícitas.
Também não tem espaço para a promiscuidade, o lema é o “namoro sério e santo”. Relatos na internet, de jovens freqüentadores de cristotecas, indicam a aprovação da iniciativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário